Como empresas da área da saúde podem utilizar o SMS

Nem todo mundo percebe como utilizar o SMS de forma corporativa pode ser benéfico, além de ser uma excelente estratégia para aproximar clientes.

Além disso, o SMS é uma das formas mais rápidas e baratas de comunicação e, mesmo com a chegada das mídias sociais, continua a ser utilizado.

A seguir, confira algumas razões pelas quais qualquer empresa da área da saúde consegue se beneficiar utilizando o SMS.

Benefícios de utilizar o SMS marketing

1) Alta taxa de abertura

Diferentemente dos e-mails, é muito difícil uma pessoa não abrir um SMS. Afinal, não é algo que se recebe com frequência, além de demandar pouquíssimo tempo.

Além disso, o conteúdo simples e compacto faz as pessoas não se aborrecerem com o recebimento das mensagens, diferente do que costuma acontecer com e-mails e, principalmente, ligações.

2) Excelente custo-benefício

Como já foi mencionado, utilizar o SMS de forma corporativa é um ótimo custo-benefício, ainda mais considerando o número de clientes que serão acionados.

O SMS pode ser utilizado também de forma integrada a outros canais, como as redes sociais. Ou seja, alcançando-se ainda mais pessoas e divulgando a empresa de forma eficaz.

3) Auxílio na confirmação das consultas

Quem tem qualquer empresa da área da saúde pode se beneficiar imensamente do SMS. Principalmente porque essas empresas normalmente trabalham com o agendamento de consultas.

Antigamente, era comum fazer ligações para confirmar as consultas. Hoje em dia, porém, a maioria das pessoas não gosta de receber ligações, principalmente de números desconhecidos.

O e-mail, que também já foi bastante utilizado para confirmar e desmarcar compromissos, por sua vez, não é mais tanto utilizado para essa finalidade.

Ou seja, o SMS é uma ótima solução, pois, com um envio em massa (adequando-se aos dados de cada cliente e/ou paciente, claro), é possível confirmar ou não a presença, em poucos segundos.

4) Divulgação de conteúdo personalizável

O SMS também pode ser utilizado para divulgação. Normalmente, os bots são utilizados e, algumas vezes, consegue-se criar respostas padrões para perguntas frequentes, o que otimiza uma grande quantidade de tempo.

A tecnologia do SMS também permite que o conteúdo se adeque a cada empresa, tornando as ações de marketing muito mais dinâmicas e escaláveis, o que é excelente para fidelizar os clientes.

5) Resultados obtidos em pouco prazo

Como também já foi mencionado, o SMS garante bastante rapidez: tanto no envio, quanto no recebimento e na leitura. Com isso, os resultados de eventuais divulgações são percebidos rapidamente.

Fica muito mais fácil, portanto, divulgar uma ação promocional de uma última, arrecadando mais clientes.

6) Possibilidade de utilizar gatilhos mentais

Hoje em dia, os famosos gatilhos mentais são muito utilizados como estratégia no Marketing Digital. Basicamente, eles são aquelas mensagens poderosas, que auxiliam no direcionamento da tomada de decisão.

Considerando que o SMS demanda uma mensagem curta, simples e prática, torna-se o ambiente perfeito para explorar esse segmento. O ideal, aliás, é se que conheça bem o seu público, para escolher estratégias que funcionam bem com aquele determinado grupo de pessoas.